Dicas para ententer crianças presas em casa

Matemática concreta

Meu filho tá na fase das somas... - Mãe, quanto é 5+1+5+20+23+5.... e se somar mais 23+7+3..??? Bem, pra ele ter essa experiência de números concretamente, como eu tive na escola, comprei esse kit MATERIAL DOURADO e BLOCOS LÓGICOS .
Esses blocos foram criados pela italiana Maria Montessori (1870-1952). O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
As unidades são representadas por pequenos cubos amarelos; a dezena (ou número 10) é formada por uma barra de dez cubos. Esta barra é repetida 10 vezes em dez outras barras ligadas entre si, formando um quadrado, "o quadrado de dez", somando o total de cem. Finalmente, dez quadrados sobrepostos e ligados formando um cubo, "o cubo de 10", isto é, 1000.

Eu adorava estudar com esse material, e quero passar para ele o mesmo encantamento q tive!

7 comentários:

  1. Gi,

    aonde consigo comprar um desses?

    beijos com muitassss saudades!!!

    Kelen

    ResponderExcluir
  2. Que legal,Gi!!! se eu tivesse um desse,quem sabe a matematica p / mim n teria sido uma boa experiencia????rsrsrs..os numeros e eu não nos damos mt bem..espero que com o Enzo seja diferente,hehehe..adorei a dica!!! estou c saudade de blogar e vim visitar vcs|!
    ;-(
    bjokas,otimo finde!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi. Eu comprei aqui: http://www.oficinadoaprendiz.com.br/index.php?id_conteudo=&uid=2711371444 em SC. Mas se vc colocar MATERIAL DOURADO no google, aparece mais lugares. Esse com o bloco de milhar sai uns 65 reias + frete. bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi,Gisele.
    parabéns pelo blog! Adorei a ideia. Meu filho também está na fase de aprender a contar. Na minha época eram tampinhas de refrigerante! Depois dá uma no meu blog com dicas de Buenos Aires para crianças!
    bj
    Fernanda
    http://buenosairesparaninos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi,
    aAna Luiza estudou com esse material. É muito legal mesmo.
    A Sofia utiliza um outro para um nível mais iniciante. Ai, não lembro o nome e ele está na escola. Vou perguntar para a professora e postar lá no blog.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal este materiallllllllllllll!

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Isso é ótimo!
    Eu gostaria de ter aprendido matemática assim!

    Beijinhos green

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)